Núcleo de Cardiopatias Estruturais e Novas Tecnologias
Unidade que promove e atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas estruturais e incorporação de novas tecnologias.
Entre as principais patologias evidenciam-se aquelas que acometem as válvulas do coração (aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar), malformações congênitas (defeitos septais ou comunicações entre cavidades cardíacas), relacionadas a complicações cirúrgicas (“leaks” ou vazamentos perivalvulares) e outras tantas que podem acometer diretamente as cavidades ou o músculo cardíaco (miocardiopatia hipertrófica).
Para tanto, tem sido buscadas parcerias governamentais, com outros centros e instituições. O objetivo é o estímulo à participação multidisciplinar agregando diferentes setores (áreas de clínica, imagem cardiovascular, intervenção transcateter e cirurgia). Estão sendo promovidas ferramentas, rotinas, protocolos clínicos e indicadores de qualidade que permitem crescente eficiência e efetividade com foco final no paciente e no bem estar de nossa população. Com isso projeta-se um pleno desenvolvimento nos campos da assistência, ensino, pesquisa e de capacitação pessoal.
Entre os procedimentos disponíveis e já realizados destacam-se: – Implante transcateter da valvar aórtico (TAVI) – Técnicas de “Valve-in-Valve” para próteses cirúrgicas degeneradas – Correção transcateter da insuficiência mitral com clips percutâneos (MitraClip) – Correção transcateter da insuficiência Tricúspide com válvulas heterotópicas (TricValve) – Valvuloplastias por balão das válvulas aórtica, mitral e pulmonar – Correção transcateter da insuficiência pulmonar – Correção de comunicações interventriculares ou interarteriais com oclusores septais – Oclusão de vazamentos perivalvares com “plugs” vasculares – Embolizações arteriais – Oclusão do apêndice atrial esquerdo