Inaugurado em 6 de julho de 2018, o Hospital Regional de Santa Maria é o mais recente a fazer parte da rede do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia.
O Hospital se insere como um ator da Saúde no contexto da cidade e da região, iniciando sua trajetória por meio de um Ambulatório de Hipertensão e Diabetes Mellitus que, por sua vez, tem uma proposta diferenciada de atenção continuada/compartilhada para com os pacientes de alta e muito alto risco acometidos pelas supracitadas patologias.
Os pacientes acessam o serviço por meio de referenciamento realizado pelas unidades básicas de saúde dos 34 municípios de referência da região Centro-Oeste do RS (4ª CRS). Na primeira consulta, eles passam por um circuito de atendimento assistencial que pode envolver até cinco especialidades médicas: cardiologia, endocrinologia, angiologia, nefrologia e oftalmologia.
Com as equipes multiprofissionais as consultas percorrem sete especialidades a começar por enfermeiro, psicóloga clínica, farmacêutica clínica, nutricionista, assistente social, educador físico e fisioterapeuta.
Após completar todo o circuito assistencial o paciente recebe as solicitações de exames laboratoriais e de imagens que são feitos nas dependências do HRSM e retorna para sua cidade e região com o plano de cuidado continuado.
Internação
Atualmente conta com um total de 100 leitos, sendo 20 de UTI adulto geral, 40 cirúrgicos e 40 clínicos, todos inteiramente dedicados ao atendimento de pacientes do SUS.
Serviços Médicos Hospitalares:
Clínica Médica;
Clínica Cirúrgica;
Traumato/Ortopedia;
Unidade de Tratamento Intensivo Adulto
Sendo assim, a instituição tem caráter estratégico por identificar as necessidades médicas da população e realizar ações de promoção e de proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde para a população de Santa Maria e região.
Diretor Técnico: Dr. Vinicius Matos Menegola – CRM/35848