Institucional

Nossa História

Transformar o modesto ambulatório de cardiologia existente no início dos anos 60 num verdadeiro “Instituto de Cardiologia” foi o sonho e o desafio que se impôs o Dr. Rubem Rodrigues. 

A partir deste ideal criou-se, em 1966, na disciplina de Cardiologia da antiga Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, a Função Universitária de Cardiologia - FUC com o objetivo de desenvolver o ensino, aprimorar a assistência médica e  incentivar a pesquisa cardiológica. Então, em 1967, por meio de um inovador acordo de cooperação com o Governo do Estado a FUC assume a gestão do Instituto. Com a inauguração do novo prédio em 1969, morada inicial das atuais instalações na Av. Princesa Isabel começa, de fato, uma verdadeira revolução na cardiologia gaúcha. 

Fiel ao tripé ensino-pesquisa-assistência e aos princípios que nortearam sua criação, a Fundação Universitária de Cardiologia - Instituto de Cardiologia é hoje uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência, pioneirismo e vanguarda na cardiologia. 

Com forte atuação no ensino, o Instituto é hoje o principal centro formador de cardiologistas, cirurgiões cardíacos e cardiologistas intervencionistas em nosso meio, além de outros profissionais de saúde.

Qualidade, humanismo, competência, pioneirismo, vanguarda e uso de tecnologia de ponta são termos que caracterizam a assistência médica que é prestada pelo Instituto de Cardiologia, levando-a receber os diversos prêmios de satisfação dos usuários.

O Instituto de Cardiologia é berço permanente da inovação em cardiologia no Estado e no País, tendo desenvolvido e implantado técnicas pioneiras.

Por toda sua história, desempenho e qualidade de gestão, o Instituto conquistou a confiança da sociedade e seus governantes, sendo chamado em diversas ocasiões para assumir a gestão de outros hospitais. Foi assim nos anos 1997 e 1998 quando assumiu a gestão dos hospitais de Alvorada e de Cachoeirinha; em 2006 quando incorporou o Hospital de Viamão e em 2009 quando assumiu gestão do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. São cinco hospitais que compõem uma rede assistencial, complexa e articulada, que deixa clara a abrangência e importância assistencial do Instituto de Cardiologia no cenário gaúcho e nacional. 

Esta é uma breve história do Instituto de Cardiologia. História essa que continua a ser construída cotidianamente e que se projeta para o futuro, com o mesmo espírito de seus criadores e construtores, que fizeram e fazem de sua trajetória uma bela história de sucesso.

Vídeo institucional

Fotos históricas

© Instituto de Cardiologia / 2021 / Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade