Pesquisa

Serviços de Epidemiologia

Epidemiologia é a ciência que estuda o processo de saúde-doença, sua distribuição e seus determinantes em grupos humanos. O Serviço de Epidemiologia do IC/FUC foi um dos primeiros a funcionar num âmbito hospitalar, universitário e de pesquisa.

Especificamente na Cardiologia nosso Serviço tem procurado trabalhar com os FATORES DE RISCO DAS DOENÇAS CRONICO DEGENERATIVAS,  mais fortemente na doença arterial coronariana. Para tanto temos mantido um banco de dados sobre estes fatores de risco: HAS, obesidade, sedentarismo, fumo, dislipidemias, idoso, doença arterial coronariana, antecedentes familiares, glicemia elevada e, mais recentemente, sobre condições socioeconômicas e grau de educação. Já temos mais de 6300 itens catalogados.

Em 1999/2000 fizemos um levantamento da prevalência destes fatores de risco (FR) no RS, junto com a Secretaria de Saúde do Estado, sendo o primeiro trabalho que cobriu todo o Estado. A partir de 2010 uma nova pesquisa foi desenvolvida para comparação de dados. Os resultados do trabalho foram compilados no artigo “Variações na Prevalência dos Fatores de Risco para Doença Arterial Coronariana no Rio Grande do Sul: Uma Análise Comparativa entre 2002-2014”, publicado em 2015 nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2015; 105(5):573-579 - Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Uma pesquisa, das mais interessantes, esta sendo desenvolvida  pela Dra. Vera Portal, que é componente do nosso Serviço: o chá verde e o chimarrão e suas ações sobre os colesteróis.

As principais linhas de pesquisa são: fatores de risco para doença arterial coronariana (DAC), dislipidemias, hipertensão arterial (HAS), doença de chagas, diabetes.

O serviço conta com a participação de alunos e bolsistas de iniciação científica e pós-graduação, e segue buscando o conhecimento e a inovação na prática clínica de Cardiologia para contribuir com as políticas públicas de saúde na melhora da assistência à população.

© Instituto de Cardiologia / 2021 / Todos os Direitos Reservados.